VERDE TOM PAISAGISMO
JOÃO VICTOR MELO DELUCA
ARQUITETO-PAISAGISTA
No atual cenário de alta densidade urbana, onde os espaços abertos são cada vez mais restritos, o arquiteto-paisagista tem o desafio de requalificar essas áreas para trazer novamente o verde para a vida das pessoas. O verde acalma, relaxa, traz bem-estar e equilíbrio, não atoa é a primeira cor que a retina humana reconhece. Por isso hoje, em meio ao enorme cinza em que se encontram nossas cidades, o colorido das plantas e dos jardins adquirem um papel essencial à vida humana através do paisagismo: a arte de resignificar a paisagem.
Por muito tempo visto como supérfluo ou desnecessário, o paisagismo desempenha importantes funções ecológicas, sociais e estéticas para as cidades, para as edificações e principalmente para as pessoas. Aproveita o potencial dos espaços abertos, assim como das estruturas naturais e construídas, com um tratamento da paisagem que quebra a monotonia e a solidez arquitetônica, ao trazer mais harmonização e vida para as áreas.
Com esse objetivo nasce a empresa Verde Tom pelas mãos de João Victor Melo Deluca. Graduado como Arquiteto e Urbanista pela UFMG em 2013 e atuante na área jardinagem e paisagismo desde 2007, busca aproximar a prática da teoria, com trabalhos criteriosos que cumprem importante papel na construção da imagem dos espaços, através de um paisagismo que enfatiza a harmonia edificação-paisagem, a expressão estética e também contribua para funcionalidade local.
Amante das plantas e principalmente da flora tropical brasileira, João Victor tem uma preocupação de inserir em cada trabalho espécies nativas, não apenas com o intuito de garantir boa adaptação do jardim, mas também reforçar o papel local na construção da identidade de um paisagismo próprio. Paisagismo sempre pautado pela requalificação dos espaços com primor técnico e com cada detalhe projetado para facilitar sua manutenção ao longo do tempo.